top of page

MINHA HISTÓRIA

Marca.png

Thiago Nunnes é hoje um dos guitarristas e violonistas brasileiros mais talentosos de sua geração. Com forte atuação na música popular e no jazz, tem como características a sonoridade apurada e a grande fluidez como arranjador e improvisador, fazendo jus à tradição de sofisticação harmônica consolidada pelos músicos mineiros. Como um artista multifacetado, circula também entre os universos da produção e da educação musical, trabalhando ao lado de vários compositores de peso e ajudando a formar uma nova geração de artistas no Brasil e em outros países.

Historia.png
Thiagonunnestocando.jpg
WhatsApp Image 2020-11-25 at 11.10.30.jp

A música faz parte de sua vida desde muito cedo. Com apenas oito anos de idade começou seus estudos no Centro de Musicalização Infantil, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e posteriormente ingressou na Fundação de Educação Artística, ambas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mais tarde, formou-se em violão erudito com o professor Fernando Araújo, também pela UFMG. Em Nova York, estudou com três dos grandes nomes do jazz americano: Jack Wilkins, guitarrista e chefe do Departamento de Jazz Guitar da Manhattan School of Music, Mike Moreno e Lage Lund, esse considerado um dos principais nomes da guitarra contemporânea.

Parcerias.png

Desde 1996, Thiago atua profissionalmente como instrumentista, produtor e arranjador e se apresenta por todo o Brasil e  também no exterior. Dentre suas parcerias, estão artistas renomados como Mike Stern, Dimous Goudaroulis, Edu Ribeiro, Benjamin Taubkin, Toninho Horta, Tiago Costa, Mauro Rodrigues, Juarez Moreira, Weber Lopes, Fábio Torres, Armando Marçal, Margret Grebowicz, Johannes Weidenmueller, Jochen Rueckert, Guello, Wilson Lopes e Beto Lopes.

Foto%201%20Cr%C3%A9dito%20%C3%88lcio%20P
Apresentação.png
Joes%20pub_edited.jpg

Com uma carreira consolidada, ele já se apresentou em tradicionais clubes de jazz americanos, como o Joe’s Pub e o 55 Bar, em Nova York, além de passar por diferentes palcos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2009, participou como guitarrista e arranjador da cantora mineira Elisa Paraíso no programa especial Som Brasil, da Rede Globo, em homenagem ao compositor João Bosco. Em 2010, foi convidado pelo baterista Márcio Bahia a integrar seu quarteto (assista aqui) , ao lado de Gustavo Figueiredo e Frederico Heliodoro, com quem fez vários shows pelo país. Em 2012, apresentou-se no SESC Instrumental Brasil (assista aqui) e no Jazz nos Fundos, em São Paulo.

PREMIAÇÕES

2006.png
2012.png

Em sua trajetória profissional, Thiago Nunnes ganhou o reconhecimento do público, de artistas e da crítica especializada. Em 2006, foi vencedor do Prêmio Estímulo à produção Artística, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a produção de um CD ao lado de Antônio Loureiro, Bernardo Fabris e Maurício Ribeiro.

Em 2012, venceu o BDMG Instrumental, uma das premiações mais importantes da categoria no estado de Minas Gerais, tendo como jurados Wagner Tiso, Teco Cardoso, Mauro Rodrigues, Patrícia Palumbo e Antônio Carlos Miguel.

Estudio vazio.jpg

DEPOIMENTOS

Tenho real apreço pelo ensino formal, mas cresci atento às maravilhas do aprendizado das rodas, dos ensaios e palcos, varandas e estúdios, onde reconhecemos aqueles a quem chamamos irmãos de som. Na minha lista da musicalidade fraternal, Thiago Nunnes carrega essa alcunha. Com ele ensinei-aprendi sobre o timbre, o acorde mais bonito, a escala surpresa, o mergulho no escuro do improviso livre, o acompanhar humilde e altivo do canto, criação coletiva, a incorruptível entrega de corpo e alma à música de verdade. Sua maturidade nata na construção do discurso melódico, seu guitarrismo emocionante em timbre de veludo, o espírito harmonizador personalíssimo e atributos sem-fim na paleta de cores do músico plural o colocam em patamar de artista raro, onipresente, completo e particular.

Tabajara Belo
Violonista e compositor

Contato
Whatsapp.png

Obrigado pelo envio!

CONTATO

bottom of page